Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

China quer melhorar relações com Pyongyang

Enviado especial chinês embarcou nesta sexta-feira (17) para a Coreia do Norte

China quer melhorar relações com Pyongyang
Notícias ao Minuto Brasil

15:08 - 17/11/17 por Ansa

Mundo Aproximação

O presidente da China, Xi Jinping (foto), enviou nesta sexta-feira (17) o diretor do Departamento de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista, Song Tao, à Coreia do Norte para tratar da "relação entre os dois países" afetada pelos avanços norte-coreanos em seu programa nuclear.   

De acordo com o porta-voz do ministério, o enviado especial será o primeiro oficial de alto escalão a visitar Pyongyang neste ano. Sua principal missão na Coreia do Norte será informar o regime de Kim Jong-un sobre as decisões tomadas no congresso partidário chinês, realizado no mês passado em Pequim.   

+ Indiano se declara rei de uma terra abandonada na África

Além disso, segundo o porta-voz, as autoridades buscarão "trocar opiniões sobre questões de preocupação mútua". A China, que é a principal aliada diplomática e maior parceira comercial do regime norte-coreano, votou a favor das sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU, e adotou ainda sanções unilaterais.   

Durante a recente viagem à Ásia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu que a China atue para conter as ambições nucleares de Pyongyang. Na ocasião, o magnata quis assegurar um compromisso com Jinping.  "É um passo importante. Vamos ver o que acontece!", escreveu Trump em sua conta no Twitter hoje (16), sobre a visita de Song. Nos últimos meses, os testes nucleares e a retórica de Trump elevaram a tensão entre as potências. Com informações da Ansa. 

Campo obrigatório