Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Extrema-direita alemã satisfeita com a possibilidade de novas eleições

O partido conseguiu uma vitória histórica nas eleições legislativas de 24 de setembro

Extrema-direita alemã satisfeita com a possibilidade de novas eleições
Notícias ao Minuto Brasil

17:51 - 20/11/17 por Lusa

Mundo anti-imigração

O partido Alternativa para a Alemanha (AfD) manifestou satisfação pela possibilidade de eleições antecipadas na sequência do fracasso das negociações entre conservadores, liberais e ecologistas. "Agrada-nos uma eventual convocação de eleições", disse à imprensa a líder parlamentar do partido Alternativa para a Alemanha (AfD), Alice Weidel.

O partido conseguiu uma vitória histórica nas eleições legislativas de 24 de setembro, ao constituir-se como terceira força política do país, com 12,6%. Outro avanço foi o fato de assegurar a entrada direta no parlamento federal, pela primeira vez desde o pós-guerra.

+ Lutador chinês mata esposa após cinco horas de agressões

Alexander Gauland, que com Wiedel foi um dos principais nomes da AfD às eleições de setembro, afirmou à imprensa que o partido espera "resultados melhores" em novas eleições.

Weidel e Gauland congratularam-se com o fracasso das negociações entre a União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler Angela Merkel, o Partido Liberal (FDP) e os Verdes.

Os dirigentes da AfD destacaram sobretudo "o grande êxito" que constitui ver afastadas de um futuro governo as políticas de imigração e meio ambiente defendidas pelos Verdes.

Merkel, que venceu as legislativas sem maioria, com 33%, viu o seu anterior parceiro de governo, o Partido Social-Democrata (SPD, 21,5%) recusar uma nova coligação, e iniciou conversas com o FDP (10,7%) e com os Verdes (8,9%). Porém, neste domingo (19), os liberais anunciaram que abandonam as negociações.

"A senhora Merkel fracassou e está na altura de abandonar o cargo de chanceler", disse Gauland. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório