Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Trump encerra programa de asilo para quase 60 mil haitianos

Cidadãos do país devastado por terremoto eram ajudados no país

Trump encerra programa de asilo para quase 60 mil haitianos
Notícias ao Minuto Brasil

10:15 - 21/11/17 por ANSA

Mundo EUA

A administração de Donald Trump anunciou que vai encerrar o programa de asilo humanitário temporário para cerca de 58 mil haitianos que vivem no país a partir de 22 de julho de 2019.

Os vistos eram concedidos para os cidadãos daquele país desde 2010, quando um forte terremoto matou centenas de milhares de pessoas e devastou o território da ilha. De acordo com a Casa Branca, a decisão de encerrar o programa foi provocada pelos "significativos avanços" feitos pelo Haiti nos últimos sete anos.

+ Explosões em fábrica de cosméticos nos EUA já deixa um morto

Os 18 meses para a finalização do programa foram dados para permitir que os haitianos possam voltar, de maneira ordenada, para suas casas no Haiti.

O programa de Status de Proteção Temporária (TPS, na sigla em inglês) foi criado em 1990 para ajudar pessoas que migram para os EUA por conta de desastres naturais ou guerras. A ideia é proteger as pessoas por razões humanitárias até que existam condições que elas voltem em segurança para suas casas.

Apesar dos "esforços" do Haiti, que conseguiu voltar a ter um governo eleito neste ano, o país de 2,5 milhões de habitantes continua como um dos mais pobres das Américas, com pessoas que vivem com menos de US$ 1,23 por dia. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório