Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Caverna com 15 mil anos foi encontrada no Canadá

Estrutura pode ter sido formada por pressão das geleiras, na última Idade do Gelo

Caverna com 15 mil anos foi encontrada no Canadá
Notícias ao Minuto Brasil

18:02 - 05/12/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Tesouro

Um verdadeiro tesouro da humanidade foi descoberto no Canadá. A Sociedade Espeleológica de Quebec divulgou que uma série de cavernas de aproximadamente 15 mil anos, ou da última Idade do Gelo, foram encontradas sob a cidade de Montreal.

Os responsáveis pelo feito foram os exploradores amadores Luc Le Blanc e Daniel Caron. Os dois acreditavam que a gruta de Saint-Léonard, num subúrbio da cidade, que é uma das mais populosas do Canadá, seria conectada a um rede de cavernas. Como não sabiam a localização exata, dedicaram muitos anos à análise de campo.

+ Palestinos convocam '3 dias de cólera' contra EUA e Israel

A primeira grande pista de que estariam no caminho certo veio em 2014, quando encontraram uma fissura no chão de Saint-Léonard. O passao seguinte foi conseguir imagen do interior de uma da cavernas. "Era possível ver que existia alguma coisa, havia mais caverna além da fissura", relatou Le Blanc em entrevista à BBC.

Após três anos em busca de um terreno passível de ser escavado, os dois, "armados" com furadeiras, martelos e cinzéis, conseguiram criar uma abertura grande o suficiente para que começassem a descida, de cerca de três metros. A estimativa é que a caverna tenha sido formada pela pressão de geleiras. O lugar tem cerca de 200 metros de comprimento e um aquífero de até seis metros de profundidade.

Campo obrigatório