Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Manchester: ataque podia ter sido evitado

Documento do Ministério do Interior disse que houve 'inofrmação mal interpretada'

Manchester: ataque podia ter sido evitado
Notícias ao Minuto Brasil

19:22 - 05/12/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Relatório

Um relatório entregue em outubro passado ao Ministério do Interior britânico, e agora divulgado pelo governo, indica que o terrorista responsável pelas 22 mortes no Manchester Arena, em maio, já era conhecido pelas autoridades e que o ataque poderia ter sido impedido, como garante o jornal Guardian.

O documento revela que o serviço secreto MI5 investigou Salman Abedi entre janeiro e julho de 2014 e, mais tarde, em outubro de 2015.

+ Trump avisa a líderes palestinos que mudará embaixada para Jerusalém

David Anderson, advogado e conselheiro da Rainha, e um dos autores do relatório, afirma que o ataque poderia ter sido evitado se “a sucessão de acontecimentos tivesse sido diferente”. Nos meses que antecederam o atentado, o MI5 recebeu informações sobre o Abedi - “cuja verdadeira importância não foi percebida na altura”.

Ele voltou ao Reino Unido, vindo da Líbia, quatro dias antes do ataque, mas não foi interrogado pelas autoridades. Havia uma reunião agendada para discutir o caso de Abedi, marcada para 31 de maio. O ataque ocorreu no dia 22 do mesmo mês.  “Mesmo com o benefício da retrospetiva, a informação foi mal interpretada em 2017”, opinou o especialista.

Campo obrigatório