Meteorologia

  • 12 DEZEMBRO 2017
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 10º

Edição

Milhares protestam em Bruxelas por independência da Catalunha

Ato reuniu mais de 45 mil pessoas entorno das instituições da UE

Milhares protestam em Bruxelas por independência da Catalunha
Notícias ao Minuto Brasil

18:15 - 07/12/17 por ANSA

Mundo 'Assunto europeu'

Pelo menos 45 mil catalães se manifestaram nesta quinta-feira (7) em Bruxelas para protestar contra o que consideram seu abandono pela União Europeia (UE), após o fracasso do plebiscito pela independência na região espanhola. O ato acontece duas semanas antes das eleições regionais na Catalunha.

De acordo com a polícia local, os manifestantes marcharam no entorno das principais instituições da UE. Diversas pessoas carregaram bandeiras catalãs e outros a da UE, com a palavra "vergonha" escrita.   

+ Israel e Palestina: confrontos deixam mais de 100 feridos

O presidente da Catalunha destituído, Carles Puigdemont, está em Bruxelas junto com quatro membros de seu conselho de ministros, também afastados. O objetivo das organizações separatistas que convocaram a manifestação -Assembleia Nacional Catalã (ANC) e Òmnium Cultural- é demonstrar que a "Catalunha não é apenas um assunto interno da Espanha, mas (também) um assunto europeu".   

Os organizadores previam "mais de 20 mil pessoas" na manifestação. A contagem oficial da polícia era de "45 mil manifestantes", segundo sua conta no Twitter.   

Depois que o parlamento regional proclamou a independência da Catalunha, Madri colocou a autonomia catalã sob tutela, destituiu o executivo catalão e convocou eleições regionais, enquanto a justiça espanhola abriu processos por rebelião contra os líderes separatistas. Com informações da ANSA.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório