Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Juncker revela que foram feitos 'os avanços necessários' para o Brexit

Primeira-ministra britânica, Theresa May, se reúne com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker

Juncker revela que foram feitos 'os avanços necessários' para o Brexit
Notícias ao Minuto Brasil

06:13 - 08/12/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Negociação

A Comissão Europeia anunciou que irá informar o Conselho Europeu de que "progressos suficientes" foram feitos na primeira fase de conversações para a saída do Reino Unido da União Europeia e que decidiu recomendar aos Estado-membros que se passe à segunda fase das negociações.

O presidente da comissão, Jean Claude- Juncker, e a primeira-ministra britânica informaram na manhã desta sexta-feira (8) que foram feitos "os avanços que eram necessários".

Segundo o 'Telegraph', May afirmou que a negociação sobre o Brexit sofreu "uma boa evolução", após os dois lados cederem. 

A recomendação de Bruxelas baseia-se no relatório conjunto acordado pelos negociadores da Comissão e do Governo do Reino Unido, que foi hoje subscrito por May, durante uma reunião, em Bruxelas, com Juncker. 

+ Imigrantes vítimas de agressão e estupro vão à polícia e acabam presos

Segundo Bruxelas, foram efetuados "progressos suficientes" nos três domínios prioritários: direitos dos cidadãos, diálogo sobre a Irlanda/Irlanda do Norte e acordo financeiro com o Reino Unido, considerando o negociador-chefe da União Europeia (UE), Michel Barnier, que "serão protegidas as opções de vida dos cidadãos do bloco que vivem no Reino Unido".

"Estes cidadãos, assim como os cidadãos britânicos que vivem na UE, conservarão os seus direitos após a saída do Reino Unido do bloco. A Comissão garantiu igualmente que todos os procedimentos administrativos para os cidadãos da UE que vivem no Reino Unido serão simples e pouco dispendiosos", indica a Comissão em comunicado.

Se os chefes de Estado e de Governo da União Europeia, que se reúnem em Bruxelas na próxima semana, concordarem com a avaliação da Comissão, poderão então ter início "de imediato" os trabalhos para a segunda fase das negociações, referentes à futura relação (designadamente comercial) entre União a 27 e Reino Unido.

Campo obrigatório