Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

No Dia dos Direitos Humanos, Papa apela para desarmamento nuclear

Francisco fez declaração durante oração do ângelus no Vaticano

No Dia dos Direitos Humanos, Papa apela para desarmamento nuclear
Notícias ao Minuto Brasil

14:39 - 10/12/17 por ANSA

Mundo Abolição

Em decorrência do "Dia Internacional dos Direitos Humanos", o papa Francisco pediu neste domingo (10) aos líderes mundiais que trabalhem a favor do desarmamento nuclear para proteger os direitos humanos, em particular os de pessoas mais desfavorecidas.

"Hoje será entregue o Prêmio Nobel da Paz à Campanha Internacional para Abolição de Armas Nucleares. Este reconhecimento coincide com o Dia das Nações Unidas para os Direitos Humanos, e isto demonstra o forte vínculo entre os direitos humanos e o desarmamento nuclear", disse Francisco durante a oração do ângelus na praça São Pedro.   

+ Protesto contra Trump perto de embaixada causa caos no Líbano

Com as crescentes tensões entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, o Pontífice alertou, repetidamente, contra os catastróficos efeitos humanitários e ambientais causados por dispositivos nucleares.   

"De fato, se esforçar para proteger a dignidade de todas as pessoas, especialmente dos mais frágeis e necessitados, significa trabalhar com determinação para construir um mundo sem armas nucleares", acrescentou.   

Além disso, Jorge Mario Bergoglio ressaltou que homens e mulheres do mundo inteiro têm "a liberdade, a inteligência e a capacidade de orientar a tecnologia, limitar seu poder, a serviço da paz e do verdadeiro progresso". O desarmamento nuclear é uma das bandeiras levantadas por Francisco. Desde que iniciou seu pontificado, o líder da Igreja Católica já fez diversas críticas às armas. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório