Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cidade evacua mil moradores por rompimento de dique

Brescello sofre com aumento do nível do rio Enza por fortes chuvas

Cidade evacua mil moradores por rompimento de dique
Notícias ao Minuto Brasil

08:38 - 12/12/17 por Ansa

Mundo Itália

O rompimento de um dique que controlava o fluxo do rio Enza na cidade de Brescello, que fica na região da Emília-Romana, no norte da Itália, causou a evacuação de mais de mil moradores nesta terça-feira (12).

As águas do rio invadiram a área habitada e o centro industrial do bairro de Lentigiano, provocando a evacuação em massa. Os bombeiros e a Proteção Civil estão usando barcos e até um helicóptero para retirar os moradores em segurança.

+ Aos 104 anos, morre líder espiritual do judaísmo ultraortodoxo

Uma das estradas que chega à comuna, a statale 63, também teve o tráfego interrompido por conta da cheia do rio. A situação na cidade, que tem quase cinco mil habitantes, é um reflexo da onda de mau tempo que atinge a Itália desde o último domingo (10).

As fortes chuvas, além de nevascas, causaram uma série de transtornos, especialmente, na questão do transporte - com atrasos de voos e a suspensão parcial da circulação de trens e barcos em algumas cidades.

Em diversas partes do território, especialmente no norte e nordeste do país, há uma vigilância especial sobre os níveis dos rios. As autoridades pediram que os moradores que vivem em áreas mais baixas, e que já enfrentaram alagamentos, deixem suas casas por precaução e procurem abrigo ou a residência de amigos e parentes.

Até o momento, nenhuma morte foi confirmada por conta do mau tempo, mas a polícia confirmou que ainda procura pelo ex-prefeito de Vogogna, Marco Zago, 50 anos. Ele desapareceu há três dias quando foi esquiar na região. Com informações da Ansa. 

Campo obrigatório