Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Venezuela pode cortar vias marítimas e aéreas com três ilhas

O ato era transmitido ao vivo e de forma obrigatória pelas rádios e televisões do país

Venezuela pode cortar vias marítimas e aéreas com três ilhas
Notícias ao Minuto Brasil

09:19 - 20/12/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Contrabando

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro anunciou, nesta terça-feira (19), que pondera cortar as ligações marítimas e aéreas com as ilhas vizinhas de Aruba, Bonaire e Curaçau, para conter o suposto contrabando a que atribui a escassez de bens essenciais. "Tenho pensado em cortar todas as vias de comunicação, de comercialização de todo o tipo, aéreas e marítimas com Aruba, Curaçau e Bonaire a qualquer momento. Tenho pensado seriamente porque as máfias levam tudo: óleo, pneus, shampoo, comida - tudo", afirmou.

+ Morre cardeal envolvido em escândalo de pedofilia nos EUA

No momento da declaração, Maduro estava no palácio presidencial de Miraflores, em Caracas, em reunião especial do Conselho Federal de Governo na qual participaram os governadores e presidentes de câmaras municipais. O ato era transmitido ao vivo e de forma obrigatória pelas rádios e televisões do país.

Nicolás Maduro acusou as máfias de levarem tudo para essas três ilhas vizinhas, mas também para as cidades colombianas de Cúcuta e Maicao, que fazem fronteira com os estados venezuelanos de Táchira e Zúlia, respectivamente.

A Venezuela encerrou, várias vezes, desde 2014, as fronteiras com a Colômbia e o Brasil, justificando ser motivado pelo contrabando de combustível e de bens de primeira necessidade. Em dezembro de 2016, voltou a fazê-lo para evitar o contrabando de notas, as quais estariam a ser desviadas por máfias que procuravam desestabilizar a economia venezuelana, segundo o Governo. Na Venezuela, são frequentes as queixas da população diante de dificuldades em conseguir produtos da cesta básica alimentar e medicamentos, que escasseiam no mercado local. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório