Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Alberto Fujimori recebe perdão humanitário 'por motivos de saúde'

Ex-presidente cumpria pena por violações dos direitos humanos e corrupção

Alberto Fujimori recebe perdão humanitário 'por motivos de saúde'
Notícias ao Minuto Brasil

06:24 - 25/12/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Peru

Seis dias após pedir perdão humanitário, o ex-presidente do Peru Alberto Fujimori (1990-2000), de 79 anos, recebeu neste domingo (24) o indulto do atual presidente, Pedro Pablo Kuczynski. O comunicado oficial divulgado pela presidência do país explica que a decisão considerou o diagnóstico de um junta médica oficial, que atesta que Fujimori sofre de “doença progressiva, degenerativa e incurável e que prisão é, portanto, um grave risco à vida, saúde e integridade”.

+ Guatemala segue os passos dos EUA e mudará embaixada para Jerusalém

Opositores do partido Força Popular alegam, no entanto, que o perdão humanitário foi negociado entre Kuczynski e o deputado Kenji Fujimori, filho de Alberto Fujimori, e envolveria ainda outros nove congressistas. Em troca do indulto, eles se absteriam da votação pela destituição de Kuczynski, na última quinta-feira (21).

No sábado (23), Fujimori foi transferido da prisão - onde cumpre pena por violações dos direitos humanos e corrupção - para um hospital, devido a uma queda de pressão. O ex-mandatário, acusado de receber propina da construtora brasileira Odebrecht para beneficiá-la em licitações, foi levado de ambulância para uma clínica particular na capital do país, Lima, acompanhado de seu filho, o deputado Kenji Fujimori. Em setembro passado, ele havia dito, em sua conta no Twitter, que sofre de uma forma de arritmia que já motivara duas internações.

Campo obrigatório