Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Casa Branca anuncia acordo bipartidário para lei de imigração

Pacto foi fechado após reunião de congressistas com Donald Trump

Casa Branca anuncia acordo bipartidário para lei de imigração
Notícias ao Minuto Brasil

22:09 - 09/01/18 por Ansa

Mundo EUA

Os partidos Republicano e Democrata chegaram a um acordo nesta terça-feira (9) para trabalhar em uma nova lei de imigração, promessa de campanha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O pacto foi anunciado pela porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, após uma reunião a portas fechadas entre representantes das duas legendas e o mandatário republicano.

+ Trump diz que pode derrotar Oprah em disputa presidencial

Segundo ela, as negociações terão quatro temas prioritários: segurança das fronteiras, rede migratória, loteria dos vistos e a proteção dos "dreamers", como são chamados os cerca de 800 mil jovens imigrantes que entraram nos EUA ilegalmente quando crianças.

Sanders não deu mais detalhes sobre o acordo, mas garantiu que o bilionário muro que Trump quer levantar na fronteira com o México está inserido na "segurança das fronteiras", embora os democratas se oponham ao projeto.

A construção da barreira na divisa mexicana pode ser uma exigência do presidente para regulamentar a permanência dos "dreamers" no país. Esse grupo é protegido pelo programa "Ação Diferida para Chegadas Infantis" (Daca, na sigla em inglês), criado por Barack Obama em 2012. No entanto, em setembro, Trump anunciou a revogação da iniciativa, que ainda não foi efetivada.

O combate à imigração clandestina foi um dos pilares da campanha do republicano, calcada na proposta de levantar um muro na fronteira com o México. A obra deve custar pelo menos US$ 18 bilhões, valor já pedido por Trump ao Congresso. Com informações da Ansa. 

Campo obrigatório