Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Combates perto do aeroporto de Trípoli deixam ao menos 20 mortos

A direção da Segurança de Tripoli revelou que muitos terroristas foram detidos pelas forças líbias

Combates perto do aeroporto de Trípoli deixam ao menos 20 mortos
Notícias ao Minuto Brasil

18:51 - 15/01/18 por Lusa

Mundo Líbia

Combates entre as forças líbias e um grupo terrorista no setor do aeroporto internacional de Mitiga, perto de Trípoli, deixaram pelo menos 20 mortos, segundo informações do Governo de União Nacional da Líbia (GNA). Os confrontos aconteceram em função do ataque de um grupo armado nas redondezas do aeroporto, onde se encontra "uma prisão, onde estão detidas mais de 2,5 mil pessoas por delitos vários", de acordo com a força al-Radaa, encarregada da segurança do local e que depende do Ministério do Interior líbio.

A direção da Segurança de Tripoli revelou que muitos terroristas foram detidos pelas forças líbias e ressaltou que "todas as infraestruturas da base militar e do aeroporto estão sob controle das autoridades e não sofreram danos".

O grupo de terroristas não foi identificado, mas o GNA, chefiado por Fayyez al-Sarraj, disse, em comunicado, que o ataque visava libertar "terroristas pertencentes às organizações Estado Islâmico e Al-Qaeda e a outros grupos", detidos na prisão anexa ao aeroporto pela al-Raada.

Os mortos, que o Ministério da Saúde não precisou se se tratam de civis ou militares, foram transportados para as morgues de dois hospitais distintos. Os 15 feridos resultantes dos confrontos, dos quais duas com gravidade, foram transportados para o hospital de Misrata.

+ Sete migrantes da África morrem após bote inflável encalhar na Espanha

O aeroporto internacional de Mitiga, o único da capital atualmente operacional, que tem substituído o de Tripoli, danificado em 2014, suspendeu o tráfego aéreo. Todas as estradas próximas ao aeroporto foram bloqueadas. "O pessoal do aeroporto e os passageiros foram retirados" logo que os confrontos começaram, afirmou à agência France Presse um piloto líbio.

A União Europeia interditou todas as companhias líbias no espaço aéreo europeu por "razões de segurança", pelo que apenas operam no país africano as companhias de voos internos e se asseguram as ligações regulares com Tunis, na Tunísia), Alexandria, no Egito, Istambul, na Turquia, Amã, na Jordânia, e Cartum, no Sudão.

Campo obrigatório