Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Japão planeja retirada de cidadãos em Seul, caso Pyongyang ataque

Cidadãos japoneses e norte-americanos em território sul-coreano podem ser evacuados até o porto de Busan

Japão planeja retirada de cidadãos em Seul, caso Pyongyang ataque
Notícias ao Minuto Brasil

06:04 - 16/01/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Últimas Notícias do Mundo

O Governo do Japão iniciou a análise do plano de evacuação para cidadãos japoneses e norte-americanos da Coreia do Sul, no caso de uma situação "inesperada" na península coreana, informou o jornal Yomiuri Shimbun, citando fontes no alto escalão em Tóquio.

O plano está sendo desenvolvido para o caso do aeroporto de Seul ficar bloqueado ou não puder funcionar em situações extremas, entre as quais a mais citada seria um ataque norte-coreano.

 + Combates perto do aeroporto de Trípoli deixam ao menos 20 mortos

Nesse caso, os cidadãos japoneses e norte-americanos em território sul-coreano podem ser evacuados até o porto de Busan, de onde os navios da Força Marítima de Autodefesa do Japão seguirão para a ilha japonesa de Tsushima.

O governo sul-coreano, em função dos antigos conflitos com seu país vizinho, proíbe os navios militares japoneses de usarem seus portos. Por isso está sendo avaliada a opção de uso de navios norte-americanos na qualidade de intermediários.  

Segundo o jornal, o plano está sendo ativamente implementado. Uma delegação governamental foi enviada à ilha de Tsushima, para avaliar a estrutura local. Com informações da Sputnik News Brasil. 

Campo obrigatório