Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Não haverá 'nova selva' de imigrantes em Calais, diz Macron

Presidente visitou local emblemático da crise migratória

Não haverá 'nova selva' de imigrantes em Calais, diz Macron
Notícias ao Minuto Brasil

09:37 - 17/01/18 por Ansa

Mundo França

O presidente da França, Emmanuel Macron, visitou nesta terça-feira (16) a cidade de Calais, que se tornou um dos "símbolos" da crise migratória que atingiu a Europa nos últimos quatro anos, e prometeu que não haverá no local uma "nova selva".

+ Check-up gera polêmica sobre peso de Donald Trump

"De maneira nenhuma nós deixaremos que uma 'selva' possa ser formada. Tudo está sendo feito para tornar a passagem ilegal em Calais impossível", disse o presidente ao visitar o local. A cidade francesa era muito usada por imigrantes para tentar a travessia até o Reino Unido.

Cerca de 15 meses após a desocupação da "selva de Calais", há cerca de 600 pessoas no local ainda com a esperança de conseguir chegar ao Reino Unido. No ápice da crise, o campo de refugiados chegou a abrigar até oito mil pessoas.

Para Macron, em Calais há uma "situação fora de qualquer regra" e, para enfrentar a emergência, foram enviados 1,3 mil policiais à região. Ele ainda aproveitou para criticar o Regulamento de Dublin que determina que o responsável para analisar pedidos de refúgio é o Estado-membro da União Europeia onde o imigrante desembarcar primeiro.

"Hoje, o sistema de Dublin não é mais satisfatório. Precisamos organizar uma política europeia mais sólida ao externo, não em seu seio. Precisamos garantir o destacamento de um sistema único e integrado", destacou o presidente.

No entanto, a visita a Calais foi marcada por polêmicas por conta de uma futura lei de imigração que será debatida no Parlamento e que é desejada por Macron. Diversas entidades afirmam que o presidente francês tem um discurso de compaixão com os imigrantes, mas faz de tudo para impedir que eles vivam no país. Com informações da Ansa. 

Campo obrigatório