Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

TV pública do Japão emite alerta falso de míssil de Pyongyang

Erro foi cometido por funcionário, quatro dias após mesmo alerta ser enviado no Havaí

TV pública do Japão emite alerta falso de míssil de Pyongyang
Notícias ao Minuto Brasil

10:10 - 17/01/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ops

"A Coreia parece ter lançado um míssil. Governo: procure abrigo em prédios e porões". Quatro dias depois de ser emitido um alarme anti-míssil no Havaí, Estados Unidos, o mesmo erro foi cometido no Japão. Um alerta de lançamento de uma bomba norte-coreana contra o Japão foi disparado nesta terça-feira (15), por emissora estatal do país, a NHK.

+Papa se reúne com vítimas de padres pedófilos no Chile

A rede de TV explicou, nesta quarta-feira (17), que a confusão foi feita por um funcionário. O homem, que teve a identidade preservada, estava tentando enviar uma outra mensagem, mas acabou enviando o texto sobre o míssil, que já estava pronto, para caso de possível emergência. A mensagem teria sido, no entanto, aprovada por vários membros da emissora pública.

Ao contrário do ocorrido nos Estados Unidos, o erro foi corrigido rapidamente. "O flash do míssil da Coreia do Norte foi um erro", dizia a nova mensagem, segundo a agência AP. A NHK informou ainda que vai precaver-se para evitar que o erro seja repetido. No caso do Havaí, a correção foi feita apenas 38 minutos depois. A emissora tem cerca de 300 mil seguidores, mas não divulgou quantos receberam o alarme falso.

Campo obrigatório