Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Papa Francisco pede paz entre indígenas e Estado

Grupos de ativistas mapuches atuam em distintos níveis, alguns realizando atentados e provocando incêndios em propriedades privadas

Papa Francisco pede paz entre indígenas e Estado
Notícias ao Minuto Brasil

21:26 - 17/01/18 por Folhapress

Mundo Chile

Em seu segundo dia de visita ao Chile, nesta quarta (17), o papa Francisco esteve em Temuco, capital da Araucanía, região conflituosa devido aos constantes embates entre grupos de indígenas mapuche e empresas, proprietários de terras e Estado.

Os mapuches, que habitam a região desde antes da chegada dos espanhóis no século 16, reclamam que suas terras foram confiscadas.

+ Morre turista americano agredido em porta de boate no Brasil

Há grupos de ativistas mapuches que atuam em distintos níveis, do pacífico ao violento, alguns realizando atentados e provocando incêndios a propriedades privadas. Suas lideranças exigem a devolução de terras, o reconhecimento de sua cultura e a inclusão de seu idioma no currículo escolar na região.

Os mais radicais falam da criação de um Estado independente, que ocuparia o território em que viviam no passado, e que se estende pelo sul do Chile e da Argentina.

Nos dias anteriores à visita do papa, além de ataques a igrejas, um protesto bloqueou uma estrada e gerou conflito com a polícia, deixando feridos e levando ao reforço da segurança papal.

O pontífice pediu o fim da violência tanto do lado do Estado como dos indígenas.

"Existem duas formas de violência. Elaborar acordos que nunca chegam a concretizar-se é uma delas, porque causa frustração. Por outro lado, uma cultura de respeito mútuo não pode ser construída com violência. Não se pode pedir reconhecimento aniquilando o outro", disse.

A missa ocorreu no aeroporto de Maquehue, que o papa lembrou ter sido palco de violações de direitos humanos, pois funcionou como centro de detenção durante a ditadura do general Augusto Pinochet (1973-90): 

"Ofereço esta cerimônia a todos os que sofreram e morreram, e a todos os que ainda levam sobre seus ombros o peso de tantas injustiças".

Assim como na Colômbia, onde citou o discurso de aceitação do Nobel por Gabriel García Márquez (1927-2014), o papa mencionou os prêmios Nobel locais em sermões.

Primeiro, foi Pablo Neruda (1904-73), ao dizer que as coisas positivas que fazemos são "a extirpação de uma imobilidade, o sacudir de uma prostração negativa".

Depois foi a vez de Gabriela Mistral (1889-1957), quando se referiu a Araucanía como "terra abençoada pelo Criador com a fertilidade de imensos campos verdes, com bosques cheios de imponentes araucárias". Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório