Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mau tempo deixa mortos e feridos na Holanda e na Bélgica

A imprensa holandesa noticiou que esta é a tempestade mais forte desde 1990

Mau tempo deixa mortos e feridos na Holanda e na Bélgica
Notícias ao Minuto Brasil

12:42 - 18/01/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Meteorologia

Pelo menos três pessoas morreram, nesta quinta-feira (18), na Holanda e na Bélgica após a passagem de uma forte tempestade. Vários países do Norte da Europa foram afetados pelo fenômeno, que causou ainda a interdição de estradas e o fechamento de aeroportos. Na Holanda, uma das duas vítimas fatais foi um condutor de um caminhão, de 62 anos. Ele perdeu a vida quando tentava retirar da estrada um ramo de uma árvore e foi atingido por outro.

+ Theresa May nomeia 'ministra da solidão' pela 1ª vez

O acidente ocorreu na localidade de Wesenberg, no Norte da Holanda, segundo a polícia local informou pela conta na rede social Twitter.

A segunda vítima foi outro um homem, também de 62 anos, que estava dentro de um carro atingido por uma árvore. O incidente foi registrado no Leste da Holanda, na região de Enschede.

As autoridades holandesas relataram ainda um acidente com um ônibus escolar que deixou seis feridos, um deles em estado grave, o condutor do veículo. Os demais feridos, com vários graus de intensidade, são todos crianças.

A polícia informou ainda que acidente com o coletivo escolar aconteceu na região de Brabante, no Sul da Holanda. O motorista perdeu o controle do ônibus e se chocou contra uma árvore, devido às más condições do tempo.

Ventos de até 143 quilômetros por hora foram registrados pelas autoridades holandesas, que ativaram o código vermelho, o mais elevado. O mau tempo obrigou ao fechamento temporário do espaço aéreo dos aeroportos de Amesterdã e de Roterdã, provocando o cancelamento de centenas de voos.

Os dois aeroportos internacionais anunciaram que o espaço aéreo deverá ser reaberto gradualmente ao longo da tarde, quando se espera uma melhoria nas condições meteorológicas. O mau tempo também deixou trens parados e barcos ancorados, bem como obrigou ao corte de várias estradas.

A imprensa holandesa noticiou que esta é a tempestade mais forte desde 1990. Outros países foram afetados pela intempérie, como é o caso da Bélgica, onde a tempestade também matou uma motorista. A mulher morreu quando uma árvore caiu em cima do veículo que conduzia nos subúrbios ao Sul da capital belga, Bruxelas.

Ainda na Bélgica, a intempérie fechou o porto de Ghent e a circulação de trens foi interrompida em várias partes de Bruxelas, onde parques públicos foram fechados. Alemanha, Reino Unido e Romênia são outros dos países afetados pelo mau tempo, com relatos de escolas e portos fechados, além de interrupção nos serviços de de transportes, quedas de árvores e falhas no fornecimento de eletricidade. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório