Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vulcão Mayon tem duas novas erupções e desloca 60 mil

Erupções provocaram rios de lava e uma coluna de gases e cinzas de três quilômetros de altura

Vulcão Mayon tem duas novas erupções e desloca 60 mil
Notícias ao Minuto Brasil

07:06 - 24/01/18 por Lusa

Mundo Filipinas

O Mayon, situado na província de Albay, cerca de 350 quilômetros a sudeste da capital das Filipinas, Manila, amanheceu com uma primeira erupção às 06:02 locais (20:02 em Brasília), que provocou rios de lava e uma coluna de gases e cinzas de três quilômetros de altura.

A esta erupção seguiu-se, quatro horas depois, uma segunda de magnitude semelhante, acompanhada de fortes estrondos, disse à agência espanhola Efe Winchelle Sevilla, da agência vulcanológica das Filipinas, que advertiu para o risco de erupções mais potentes nos próximos dias.

 + Sobe para 31 número de mortos em duplo atentado na Líbia

O Mayon está em atividade há dez dias, mas as explosões têm sido mais frequentes desde segunda-feira (22), o que levou as autoridades a elevarem o nível de alerta de três para quatro.

No total, 60.821 pessoas de 16.326 famílias que residiam na zona de perigo foram retiradas e a maioria encontra-se em cerca de 30 abrigos da região, segundo dados do gabinete de proteção civil da província de Albay.

"Temos pedido às pessoas que não regressem à zona de perigo sob nenhum pretexto", disse um responsável.

Segundo a agência vulcanológica, os rios de lava emanados desde a cratera superam três quilômetros de longitude e o fluxo piroclástico, fragmentos de materiais heterogêneos arrastados, alcança cinco quilômetros de distância.

O despertar do Mayon, que entrou em erupção outras cinco vezes nos últimos 30 anos, causou medo que se repita a trágica explosão do vulcão Pinatubo, a noroeste de Manila, em 1991, a segunda maior do século passado. O fenômeno causou perto de 850 mortos e mais de 1,3 milhões de deslocados.

Especialistas da agência filipina afastaram a possibilidade do Mayon ter uma erupção tão potente como a do Pinatubo.

Com 23 vulcões ativos, o arquipélago filipino assenta sobre uma zona de intensa atividade sísmica e vulcânica conhecida como o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", que se estende a costa oeste do continente americano até à Nova Zelândia, passando pelo Japão e Indonésia, entre outros países. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório