Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pequim considera contratação de empregadas domésticas estrangeiras

Leii chinesa proíbe particulares de contratar estrangeiros, com exceção de Xangai

Pequim considera contratação de empregadas domésticas estrangeiras
Notícias ao Minuto Brasil

05:43 - 25/01/18 por Lusa

Mundo Abertura

O município de Pequim está a considerar autorizar a contratação de empregadas domésticas estrangeiras, informou nesta quinta-feira (25) um jornal chinês, apontando a crescente procura por trabalhadoras filipinas, à semelhança do que acontece em Macau e Hong Kong. A lei chinesa proíbe particulares de contratar estrangeiros, mas já Xangai, a "capital" econômica da China, abre uma exceção à contratação de empregadas de limpeza de outros países.

Citado pelo jornal oficial China Daily, o representante de uma empresa de recrutamento reconheceu que existe uma procura crescente por empregadas das Filipinas, vistas como "confiáveis, diligentes e qualificadas".

+ Maduro pede 10 milhões de votos nas eleições presidenciais

O jornal escreveu que, em média, o salário de uma empregada doméstica em Pequim ronda os 5.000 yuan (cerca de R$ 2,5 mil), mas criadas chinesas que tenham sido treinadas por filipinas ganham até 6.500 yuan (R$ 3,2 mil).

Além do vencimento mensal, as empregas comem e vivem em casa dos patrões, lembra o jornal. A possibilidade da China dar autorizações de trabalho a empregadas das Filipinas foi abordada durante a visita a Pequim do Presidente filipino, Rodrigo Duterte, em outubro de 2016.

Na altura, o jornal oficial chinês Global Times estimou que existem mais de 100 mil filipinas a trabalhar ilegalmente na China continental. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório