Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Criança que deu à luz aos 5 anos é a mãe mais jovem da história

Lina tem hoje em dia 84 anos e o seu filho Gerardo morreu há 39 anos.

Criança que deu à luz aos 5 anos é a mãe mais jovem da história
Notícias ao Minuto Brasil

11:29 - 12/02/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Peru

Lina Medina apareceu em um hospital peruano, em 1939, grávida de oito meses. Poderia ser mais uma história de uma gravidez não desejada em tempos difíceis se não fosse o fato de esta mãe ter apenas 5 anos, conforme foi confirmado pelo médico que a atendeu. Era o início da história midiática da mãe mais jovem do mundo.

José Sandoval, ginecologista, é o biógrafo de Lina Medina, que publica agora a história da sua vida de forma alargada, conforme explica o El Mundo. ‘Madre a los cinco años’ descreve o percurso da peruana desde a sua infância à gravidez inusitada, passando por todas as dificuldades que enfrentou.

Natural de Antacancha, no interior do Peru, ninguém sabia dizer o que se passaria com aquela criança, que foi "estudada" inclusive pela prática religiosa xamanismo para tentar determinar a causa do crescimento do seu ventre. Sem respostas possíveis, o pai de Lina e um dos seus nove irmãos decidiram levá-la ao hospital, onde foi confirmada a gravidez para a surpresa dos médicos.

O pai e os cinco irmãos mais velhos de Lina foram detidos e interrogados na época, mas sem se chegar a um culpado. A menina recusava-se a dizer quem era o pai do bebê que carregava e não havia como provar a paternidade.

Notícias ao MinutoÀ esquerda, Lina com nove meses de gravidez. À direita, Lina com o seu filho, Gerardo, quando eram coqueluche dos meios de comunicação social.© Reprodução

No dia 11 de maio de 1939, Lina foi submetida a uma cesariana e nasceu um menino com 2,7 quilos e 48 centímetros. A criança foi entregue aos cuidados das enfermeiras do hospital, uma vez que Lina era muito nova para a responsabilidade e preferia brincar.

+ Brasileiro é detido em apreensão de 541 kg de cocaína no Marrocos

Notícias ao MinutoLina ainda no hospital, com o filho ao colo. A menina ainda tinha dentes de leite quando deu à luz© Reprodução

O cirurgião que fez o parto da menina retirou uma amostra dos ovários para perceber como foi possível aquela gravidez e confirmou que Lina sofria de puberdade precoce, ou seja, o seu útero era o de uma mulher adulta.

Gerardo, o filho, nome dado em homenagem ao médico que a operou, tinha apenas 5 anos de diferença da mãe. A história dos dois não teve um final feliz. Sempre viveram em dificuldades, apesar do interesse público na sua história (os apoios e doações cessaram à época), e Gerardo se tornou alcoólatra. Morreu aos 40 anos, em 1979.

Notícias ao MinutoÚltima fotografia conhecida de Lina, tirada em 2002.© Reprodução

Lina, que casou de novo e teve outro filho, aos 38 anos, ficou viúva em 2009. Hoje tem 84 anos e mora em Pisco, a sua cidade natal, com familiares. Durante a sua vida, teve algumas ofertas de pequenas fortunas para contar quem era o pai de Gerardo, mas nunca contou.

Campo obrigatório