Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ex-presidente da Geórgia e crítico de Poroshenko é deportado da Ucrânia

"Esta pessoa estava ilegalmente em território ucraniano", justificou porta-voz do governo

Ex-presidente da Geórgia e crítico de Poroshenko é deportado da Ucrânia
Notícias ao Minuto Brasil

15:50 - 12/02/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Últimas Notícias do Mundo

Ex-presidente da Geórgia, ex-governador da região ucraniana de Odessa e atual líder da oposição, Mikhail Saakashvili deixou a Ucrânia nesta segunda-feira (12), a bordo de um voo fretado para Varsóvia. A informação foi divulgada por um porta-voz do serviço de fronteiras da Ucrânia.

"Esta pessoa estava ilegalmente em território ucraniano e, em conformidade com todos os procedimentos legais, foi devolvida ao país de origem", disse o porta-voz do governo, Oleg Slobodyan, em um post no Facebook.

 + Exército mata 12 supostos terroristas e prende 92 no Sinai, diz Egito

O advogado de Saakashvili, Pavel Bogomazov, disse anteriormente que seu cliente foi detido em Kiev pelo Serviço de Fronteiras do Estado da Ucrânia na segunda-feira.

A detenção e a deportação da Ucrânia chamaram a atenção da imprensa, ainda mais depois de uma série de extravagâncias do ex-presidente, que em dezembro de 2017 apareceu no telhado de um prédio de Kiev e ameaçou saltar da altura de oito andares. Ele alegou estar sendo perseguido pelo presidente ucraniano Pyotr Poroshenko.

Em 27 de janeiro, um tribunal de apelação de Kiev condenou Saakashvili a prisão domiciliar, sob acusação de vínculos com grupos criminosos, de organizar comícios anti-governo e de receber US$ 500 mil da Rússia para financiar ações de protesto com objetivo de alterar o regime político no país.

Saakashvili nega todas as acusações. Com informações da Sputnik News Brasil. 

Campo obrigatório