Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

França defende que Inglaterra não seja 'humilhada' por causa do Brexit

"Isso seria o pior que poderia acontecer e acho que isso reforçaria o sentimento anti-europeu em muitos países", garante Benjamin Griveaux

França defende que Inglaterra não seja 'humilhada' por causa do Brexit
Notícias ao Minuto Brasil

16:52 - 12/02/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Europa

A União Europeia não deve "humilhar" o Reino Unido nas negociações do Brexit já que este sentimento irá inflar o ressentimento contra o bloco europeu nas próximas eleições, afirmou o porta-voz do governo francês, Benjamin Griveaux.

+ Aeroporto fechado por bomba da Segunda Guerra pode reabrir nesta terça

"Nossa posição é bastante simples. Não devemos punir qualquer pessoa pelo Brexit", contou Griveaux em entrevista à agência AFP. Perder um membro da UE "nunca é uma boa notícia e nunca devemos humilhá-los ou puni-los", disse o porta-voz francês.

"Isso seria o pior que poderia acontecer e acho que isso reforçaria o sentimento anti-europeu em muitos países onde as eleições chegam em um ano". Griveaux tabém advertiu que os eurocéticos podem formar maioria no Parlamento Europeu pela primeira vez em 2019.

Na semana passada, foi divulgado um tratado da União Europeia que irritou setores em Londres. Ele prevê que Bruxelas poderá punir o Reino Unido durante o período de transição, que terá início em 29 de março de 2019 — quando começa oficialmente o Brexit.

Pelas regras previstas, Londres poderá ter seu acesso ao mercado único europeu restrito. O mecanismo permite que as relações comerciais dentro do bloco europeu aconteçam sem controle alfandegário.  Defensores do Brexit do Partido Conservador, da primeira-ministra Theresa May, dizem que a medida é uma punição. Já Bruxelas nega as acusações.

Griveaux disse que uma abordagem punitiva era "não a estratégia certa a médio ou longo prazo", mas, ecoando May, insistiu que "Brexit significa Brexit". Com informações da Sputnik News Brasil. 

Campo obrigatório