Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tiroteio em escola da Flórida deixa ao menos 17 mortos

Autor dos disparos foi detido; ele é ex-aluno da Marjory Stoneman Douglas High School

Tiroteio em escola da Flórida deixa ao menos 17 mortos
Notícias ao Minuto Brasil

20:42 - 14/02/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Um jovem de 19 anos abriu fogo contra alunos de uma escola secundária de Parkland, a cerca de 70 quilômetros de Miami, na Flórida, nesta quarta-feira (14). O balanço de mortos ainda não foi oficializado, mas emissora, como a CBS, falavam em sete vítimas fatais - além de aproximadamente 20 feridos. O número de mortos já foi atualizado, no entanto, para 17.

O dado é considerado incerto, segundo a mídia norte-americana, porque a Marjory Stoneman Douglas High School tem cerca de dois mil alunos matriculados, inclusive brasileiros, como confirmou a Embaixada Brasileira à TV Globo. Conforme a CNN, o ataque ocorreu por volta das 15h locais ( 18h em Brasília) - momento de fim das aulas. 

+ Presidente da África do Sul renuncia

O suspeito está sob custódia da polícia, e o delegado do Condado de Broward, Scott Israel, confirmou que ele é ex-estudante da Marjory Stoneman Douglas e tem 18 anos. O nome do suspeito não foi divulgado, mas a imprensa local o identifica como "Nicholas Cruz". "É catastrófico", descreveu Israel. 

O atirador teria usado um fuzil e uma máscara de gás em seu ataque e é descrito como um "menino difícil" e "apaixonado por armas". Ele seria, inclusive, integrante de grupos pró-armas nas redes sociais. A nacionalidade do atirador não foi confirmada. Um vídeo gravado de dentro da escola mostra os momentos de terror durante os tiros. Veja aqui. 

O presidente Donald Trump se manifestou no Twitter e disse que está em contato com o governador da Flórida, Rick Scott. "Estamos trabalhando diretamente com as forças de ordem neste terrível tiroteio", escreveu. Trump também ofereceu condolências às famílias das vítimas. "Nenhuma criança, professor ou quem que seja deve sentir-se inseguro em uma escola americana", escreveu. 

No momento do ataque, a Polícia de Coral Springs emitiu um comunicado endereçado a amigos e familiares: "Se você estiver em contato com um aluno, peça que eles permaneçam calmos e abrigados até a polícia chegar à sala em que estejam, isso é para a segurança de todos". Desde 2013, houve 272 tiroteios em escolas, segundo o canal local HLN.  

Campo obrigatório