Maduro convoca exercícios militares para 24 e 25 de fevereiro

Nicolás Maduro falava no Estado de Vargas, a norte de Caracas, durante o trigésimo levantar da âncora e fazer-se ao mar do Navio Escola Simón Bolívar

© Reuters

Mundo Venezuela 17/02/18 POR Lusa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou, neste sábado (17), que ordenou a realização de exercícios militares "Independência 2018", para 24 e 25 de fevereiro, para "afinar a pontaria" dos equipamentos e tropas para a defesa do país. "Ordenei às Forças Armadas Nacionais Bolivarianas que, junto com o nosso povo, em união cívico-militar, façam operações de defesa multidimensional integral do território da nossa pátria", disse.

PUB

Nicolás Maduro fez a declaração no Estado de Vargas, a norte de Caracas, durante o trigésimo levantar da âncora e fazer-se ao mar do Navio Escola Simón Bolívar.

O Presidente da Venezuela precisou que "as operações e exercícios militares Independência" serão realizadas "no próximo sábado 24 de fevereiro e domingo 25 de fevereiro" e que o seu Governo jamais permitirá uma ingerência "imperial" contra a Venezuela.

+ Israel bombardeia posições do Hamas em Gaza

"Vamos afinar a pontaria de todos os equipamentos, vamos afinar a pontaria de todas as tropas, vamos afinar o movimento de todos os tanques, de todos os mísseis, aviões, helicópteros, e sobretudo, afinar a pontaria da alma nacional, porque a Venezuela é uma terra sagrada", disse.

Segundo Nicolás Maduro, os exercícios terão lugar "de norte a sul, de este a oeste da Venezuela e no mar das Caraíbas". "Não nos metemos com ninguém, mas jamais aceitaremos que a bota militar imperial estrangeira, toque o sagrado solo da pátria venezuelana, jamais!" frisou.

"Se queres a paz prepara-te para ganhar", defendeu Nicolás Maduro, sustentando que o dizia desta maneira porque é "um pacifista, um seguidor de Mahatma Gandhi, de Nelson Mandela". Também, "um admirador e seguidor de Martin Luther King e filho do legado do comandante Chávez" (Hugo, Presidente do país entre 1999 e 2013).

"Sou um pacifista mas sou um guerreiro da paz (...) as Forças Armadas demonstrarão ao mundo que a Venezuela se respeita (é respeitada) e é um território de independência, dignidade e paz".

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Polícia 08/05/24

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

Mundo SAÚDE-VACINA 08/05/24

AstraZeneca para de fabricar e distribuir vacina contra a Covid

Mundo Clima 08/05/24

2023 foi ano de calor e riscos climáticos recorde na América Latina, diz ONU

Mundo Clima 08/05/24

2023 foi ano de calor e riscos climáticos recorde na América Latina, diz ONU

Mundo Vacina 08/05/24

Tomei a vacina da AstraZeneca da Covid. Quais são os riscos?

Mundo Guerra 08/05/24

Israel diz ter reaberto passagem de ajuda, mas agência da ONU contesta

Mundo México 08/05/24

Com saída de López Obrador no México, Lula perderá um aliado na região

Mundo Israel/Palestina 09/05/24

Ataques israelenses fazem dezenas de mortos em Rafah e Gaza

Mundo Baltimore 09/05/24

Corpo do último trabalhador da ponte Francis Scott Key é encontrado

Mundo Irão 09/05/24

Chuva de peixes surpreende ooradores de Yasuj, no Irã; entenda