Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mina de urânio cria disputa entre Portugal e Espanha

Espanhóis querem explorar reservas, mas Portugal acredita que ainda não foram feitos estudos ambientais sobre os impactos

Mina de urânio cria disputa entre Portugal e Espanha
Notícias ao Minuto Brasil

20:20 - 19/02/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Impasse

Uma mina na cidade de Retortillo, na Espanha, está criando uma disputa entre Madrid e Portugal. Os espanhóis querem explorar reservas de urânio no local, mas Portugal acredita que ainda não foram feitos estudos ambientais adequados sobre possíveis impactos.

Em carta enviada pelo gabinete do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Portugal diz que a Espanha afirma que ainda foi concluído o processo de licenciamento da mina.

+ Bombardeios matam 71 perto de Damasco, diz observatório

A missiva, entretanto, diz que as autoridades portuguesas só foram consultadas após o projeto passar a englobar uma fábrica.

O Ministério do Ambiente de Portugal diz que o projeto "poderia ser suscetível de ter efeitos ambientais significativos" porque um rio da região da mina desaguá no rio Douro, em Portugal. As informações são do Diário de Notícias. 

"É necessário que o Governo português intervenha rapidamente, com firmeza e exigência porque a razão está do nosso lado, queremos que haja uma avaliação de impacto ambiental transfronteiriço", disse o deputado Pedro Soares, do Bloco de Esquerda.

A companhia Berkeley pretende começar a explorar a mina em 2019. Com informações do Sputnik.

Campo obrigatório