Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Argentinas vão às ruas cobrar legalização do aborto

Manifestação foi convocada pela Campanha Nacional pelo Direito ao Aborto Legal, Seguro e Gratuito, tendo como alvo o Congresso da Nação Argentina

Argentinas vão às ruas cobrar legalização do aborto
Notícias ao Minuto Brasil

22:47 - 19/02/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Últimas Notícias do Mundo

Manifestantes de várias cidades da Argentina foram às ruas nesta segunda-feira (19) para participar de uma grande marcha em defesa da descriminalização da prática de aborto voluntário.

A manifestação foi convocada pela Campanha Nacional pelo Direito ao Aborto Legal, Seguro e Gratuito, tendo como alvo o Congresso da Nação Argentina. O movimento atingiu ao menos 12 cidades, onde milhares de mulheres adotaram um pequeno lenço verde como símbolo de protesto. 

Com o lema "Educação sexual para decidir, anticoncepcionais para não abortar e aborto legal para não morrer", os participantes do ato conseguiram mobilizar um grande número simpatizantes tanto no mundo físico como nas redes sociais.

+ Justiça do Peru mantém processo contra Fujimori, apesar de indulto

No Twitter, a hashtag #AbortoLegalYA foi uma das mais comentadas durante o dia. A demanda das responsáveis é a de que o parlamento do país debata e aprove logo um projeto de lei com o objetivo reconhecer o direito à interrupção voluntária da gravidez.

Depois de um texto coletivo elaborado em 2006, pelo menos outros seis projetos dessa natureza chegaram à Câmara de Deputados. O último, que ingressou em 2016, com o apoio de mais de 40 parlamentares, propunha a interrupção legal da gravidez antes das 14 semanas de gestação, mas acabou não seguindo adiante. 

Desde a redemocratização argentina, em 1983, estima-se que mais de 3 mil mulheres, principalmente jovens e pobres, tenham falecido em decorrência de complicações provocadas por abortos clandestinos no país.

Segundo a Campanha Nacional, centenas de milhares de mulheres recorrem a essa prática todos os anos na Argentina, sem qualquer garantia do Estado, exceto em casos de estupro, má formação grave ou risco evidente à saúde da gestante.  Com informações do Sputnik.

Campo obrigatório