Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Chavismo propõe antecipar eleições parlamentares na Venezuela

Coalizão que faz oposição ao ditador Nicolás Maduro MUD (Mesa da Unidade Democrática) controla a assembleia desde janeiro de 2016

Chavismo propõe antecipar eleições parlamentares na Venezuela
Notícias ao Minuto Brasil

19:07 - 20/02/18 por Folhapress

Mundo Política

O chavista Diosdado Cabello anunciou nesta terça-feira (20) que irá propor a antecipação das eleições parlamentares previstas para o fim de 2020 para que coincida com a votação presidencial de 22 de abril.

A coalizão que faz oposição ao ditador Nicolás Maduro MUD (Mesa da Unidade Democrática) controla a assembleia desde janeiro de 2016 após as eleições de dezembro de 2015, que puseram fim a uma hegemonia chavista de quase duas décadas. Antecipar a votação parlamentar reduziria em menos da metade sua legislatura.

+ Maduro convida Trump para diálogo: 'Em Caracas ou Washington?'

"Vou fazer essa proposta formal, que o dia que sejam realizadas as eleições presidenciais também se realizem eleições para a Assembleia Nacional", disse Cabello à emissora oficial de TV VTV. 

Ele afirmou ainda que levará a proposta à Assembleia Constituinte -dominada pelo governo. Segundo analistas, ao adiantar os processos eleitorais, o chavismo busca tirar proveito das divisões na oposição para manter no poder Maduro, que será candidato à reeleição. 

"Isso dificilmente contribuiu para o clima de calma e segurança que a nação está pedindo", afirmou Henri Falcon, antigo chavista que passou à oposição. A oposição não irá registrar um candidato para a eleição presidencial, disse o ex-prefeito de Caracas, atualmente no exílio, classificando a votação como uma armadilha preparada por Maduro.

Antonio Ledezma, detido sob prisão domiciliar em 2015, por supostamente planejar um golpe de Estado, antes de escapar para a Colômbia em novembro, pediu uma investigação da ONU sobre violações de direitos humanos na Venezuela e o envio de mais ajuda humanitária para o país. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório