Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

UE vai retaliar EUA caso subam tarifas de importação às empresas

Comissão Europeia sinalizou que poderia retaliar se as indústrias da UE forem afetadas

UE vai retaliar EUA caso subam tarifas de importação às empresas
Notícias ao Minuto Brasil

17:12 - 20/02/18 por Notícias Ao Minuto

Economia União Europeia

Os Estados Unidos e a União Europeia podem entrar em desacordo com a proposta do secretário de Comércio, Wilbur Ross de introduzir tarifas e cotas para importações de aço e alumínio. A Comissão Europeia sinalizou que poderia retaliar se as indústrias da UE forem afetadas.

Embora os Estados Unidos e a União Europeia não estejam em estado de guerra comercial, a UE está pronta para tomar medidas de retaliação se as ações de Washington ameaçar as exportações dos países europeus, disse a porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas em uma coletiva de imprensa na terça-feira.

+ Pesquisa revela qual país os americanos enxergam como principal inimigo

"Estamos prontos para reagir rápida e adequadamente no caso de nossas exportações serem afetadas por quaisquer medidas restritivas dos Estados Unidos", afirmou.

Protecionismo?

Anteriormente, o Departamento de Comércio dos EUA propôs a introdução de uma tarifa de "pelo menos 53% em todas as importações de aço de 12 países (Brasil, China, Costa Rica, Egito, Índia, Malásia, República da Coreia, Rússia, África do Sul, Tailândia, Turquia e Vietnã)". Outra opção prevê a imposição de "uma tarifa global de pelo menos 24% em todas as importações de aço de todos os países".

O governo Trump está considerando impor restrições comerciais para frustrar o que a Casa Branca considera como "práticas de dumping" que atingiram os produtores nacionais norte-americanos. O presidente dos EUA deve tomar uma decisão até 11 de abril.

"Nós deixamos claro para a administração dos EUA no mais alto nível que estamos profundamente preocupados com as medidas que afetam a indústria da UE", destacou Schinas.

O bloco europeu avalia impor próprias tarifas sobre as importações de motocicletas Harley-Davidson, produtos agrícolas e whisky dos EUA. Com informações do Sputnik.

Campo obrigatório