Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Passagem entre Egito e Gaza ficará aberta por 4 dias

O movimento islâmico Hamas e o embaixador palestino no Cairo, Deyab Alouh, informaram em um comunicado que o cruzamento ficará aberto e será permitido o trânsito de doentes, estudantes e pessoas com dupla nacionalidade

Passagem entre Egito e Gaza ficará aberta por 4 dias
Notícias ao Minuto Brasil

09:17 - 21/02/18 por Agência Brasil

Mundo Fronteira

O Egito e as autoridades palestinas em Gaza anunciaram nesta quarta-feira que a passagem de Rafah será aberta durante quatro dias, a partir de hoje, para permitir o tráfego em ambas as direções.

O movimento islâmico Hamas e o embaixador palestino no Cairo, Deyab Alouh, informaram em um comunicado que o cruzamento ficará aberto e será permitido o trânsito de doentes, estudantes e pessoas com dupla nacionalidade, bem como a entrada a Gaza de residentes palestinos que estavam no lado egípcio.

A fronteira, habitualmente fechada desde que no Egito chegou ao poder Abdelfatah Al Sisi, em 2014, abriu pela última vez em 7 de fevereiro durante três dias.

A Autoridade de Cruzamentos e Fronteiras está nominalmente sob controle da Autoridade Nacional Palestina (ANP), após acordo de reconciliação assinado no Cairo em outubro entre o partido nacionalista Fatah e o Hamas, pelo qual este último tinha que devolver gradualmente o poder no território ao governo palestino.

No entanto, apesar da responsabilidade formal, o Hamas mantém o controle da segurança em Gaza e coordena as solicitações de viagem e o trajeto para o cruzamento em Rafah e também as saídas e entradas ao território. Com informações da Agência Brasil. 

Campo obrigatório