Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Nigéria liberta 'algumas' jovens raptadas pelo Boko Haram

Novo sequestro ocorre quase quatro anos após episódio em Chibok

Nigéria liberta 'algumas' jovens raptadas pelo Boko Haram
Notícias ao Minuto Brasil

08:07 - 22/02/18 por Ansa

Mundo Terrorismo

Algumas das dezenas de jovens desaparecidas depois do ataque do grupo jihadista Boko Haram em uma escola de Dapchi, no nordeste da Nigéria, foram resgatadas pelo Exército. Em um comunicado, as autoridades do estado de Yobe afirmam que "algumas" garotas estão "em segurança", mas confirmam que as outras foram "raptadas por terroristas", embora tal informação tivesse sido negada na última quarta-feira (21).

+ Grande explosão em barco deixa 18 feridos em região turística do México

No entanto, o governo não especificou quantas jovens foram salvas e quantas seguem desaparecidas. Na imprensa, as informações ainda são conflitantes. A rede britânica "BBC" fala em cerca de 100 garotas sequestradas, enquanto a agência "Reuters" diz que 76 foram resgatadas e que 13 têm paradeiro desconhecido. Outras duas teriam sido encontradas mortas.

Dapchi fica 275 quilômetros a noroeste de Chibok, onde, pouco menos de quatro anos atrás, o Boko Haram sequestrara 276 meninas do dormitório de uma escola. 57 delas conseguiram escapar durante o transporte e, nos anos seguintes, mais de 80 escaparam ou foram libertadas, a maioria delas em uma troca por jihadistas que estavam na cadeia.

O novo sequestro ocorreu no último dia 19 de fevereiro, na escola secundária Girls Science, pouco menos de dois meses depois de o presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, ter dito que o Boko Haram havia sido "derrotado".

O nome do grupo significa "a educação ocidental é proibida", e seus integrantes lutam para implantar um regime fundamentalista islâmico no norte da Nigéria, de maioria muçulmana. Desde 2009, a milícia já matou cerca de 20 mil pessoas, mas vem sofrendo seguidas derrotas militares nos últimos anos. Acredita-se que o Boko Haram tenha usado jovens sequestradas em Chibok para cometer atentados suicidas pelo país. Com informações da Ansa. 

Campo obrigatório