Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Irã está cumprindo acordo nuclear, afirma relatório da Aiea

Acordo teve como meta estender o tema necessário para que o Irã construísse uma bomba nuclear para cerca de um ano, em vez de meses

Irã está cumprindo acordo nuclear, afirma relatório da Aiea
Notícias ao Minuto Brasil

19:34 - 22/02/18 por Folhapress

Mundo Energia

O Irã tem se mantido dentro das restrições impostas pelo acordo nuclear de 2015 com potências ocidentais, afirma relatório confidencial da Aiea (Agência Internacional de Energia Atômica) desta quinta-feira (22). 

A República Islâmica não excedeu seus limites nos estoques de urânio de baixo enriquecimento e de água pesada e não enriqueceu urânio acima do limite de 3,63% de pureza determinado pelo acordo, que levantou sanções internacionais contra Teerã. 

+ Justiça manda tirar posse de bens da viúva de Pablo Escobar

O acordo teve como meta estender o tema necessário para que o Irã construísse uma bomba nuclear para cerca de um ano, em vez de meses, e vem sendo alvo de críticas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que tem pressionado países europeus e o Congresso americano para consertar o que chama de "falhas terríveis" no documento. 

Em janeiro, Trump estendeu o acordo nuclear, mas disse que seria a última vez, para dar uma chance aos aliados dos EUA de corrigi-lo num prazo de 120 dias. São signatários do texto, além de EUA e Irã, Reino Unido, França, Alemanha, China e Rússia. 

O Irã acusa Washington de tentar sabotar o acordo. O relatório acrescenta que o Irã informou a agência por carta sobre uma decisão de "construir no futuro propulsão nuclear naval". A Aiea requisitou esclarecimentos e aguarda resposta do governo iraniano. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório