Diarreia aguda mata 26 refugiados congoleses em Uganda

O fato ocorreu num centro de acolhimento de Kyangwali, no oeste do Uganda e próximo da fronteira com a República Democrática do Congo

©

©

Mundo ONU 23/02/18 POR Notícias Ao Minuto


Segundo a porta-voz da delegação em Campala do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Dunyia Aslam Khan, citada no diário Daily Monitor, as mortes ocorreram em apenas quatro dias, entre 15 e 18 deste mês.

PUB

Aslam Khan adiantou que os refugiados falecidos tinham chegado recentemente ao centro de acolhimento, estando entre os cerca de 27 mil congoleses que atravessaram ao longo de uma semana o Lago Alnert, que separa o Uganda da RDCongo, para fugirem ao conflito no país.

Uganda acolhe mais de 1,4 milhões de refugiados oriundos de países vizinhos em conflito, nomeadamente Sudão do Sul, República Democrática do Congo, Burundi e Somália.

A situação humanitária no Uganda é agravada sobretudo por o próprio país estar vivendo uma grave crise política e judicial provocada por denúncias que asseguram que membros do Governo têm inflacionado o número de refugiados no país para abusar dos fundos internacionais.

No início deste mês, o Daily Monitor revelou que o Governo ugandês abriu uma investigação interna para averiguar uma possível "fraude de milhões de dólares" dos fundos internacionais destinados a apoiar os centros de refugiados, com a maior fatia a vir das Nações Unidas.

A delegada da ONU em Uganda, Rosa Malango, alertou o executivo ugandês, liderado pelo Presidente Yoweri Museveni (no poder desde 1986), para os problemas que podem causar as denúncias que, a confirmarem-se, poderão trazer "consequências".

Além dos abusos dos fundos internacionais, esclareceu Rosa Malango, há outras denúncias, desta vez quanto à atuação de vários funcionários públicos, que poderão estar envolvidos em operações de tráfico de seres humanos, nomeadamente de mulheres e raparigas refugiadas.

Após as revelações do Daily Monitor, o Governo suspendeu quatro funcionários públicos, entre eles o comissário nacional para os refugiados, Apollo Kazunzu.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 17 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 19 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 19 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 19 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 18 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 20 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 20 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 18 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 20 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor