Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Veremos', diz Casa Branca sobre diálogo com Coreia do Norte

O gabinete do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, publicou nota em que afirma que o delegado norte-coreano nos Jogos Olímpicos de Inverno disse querer sentar na mesa com Washington

'Veremos', diz Casa Branca sobre diálogo com Coreia do Norte
Notícias ao Minuto Brasil

17:29 - 25/02/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Diplomacia

A Casa Branca afirmou neste domingo (25) que irá adotar uma postura de cautela em relação a possível intenção da Coreia do Norte de buscar uma negociação diplomática - após meses de provocações e ameaças de guerra de ambos os lados.

O gabinete do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, publicou nota em que afirma que o delegado norte-coreano nos Jogos Olímpicos de Inverno disse querer sentar na mesa de negociação com Washington. 

A nota afirma que Pyongyang tem "amplas intenções de manter conversações com os Estados Unidos". O comunicado também diz que "as relações Sul-Norte e as relações entre os EUA e a Coreia do Norte deveriam ser melhoradas em conjunto".

A secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, esteve na Coreia do Sul para os Jogos Olímpicos de Inverno e afirmou que Donald Trump continua empenhado em alcançar a "desnuclearização completa, verificável e irreversível" da península. Ela também afirmou que a "campanha de pressão máxima" contra a Coreia do Norte continuará até que Pyongyang abandone seus projeto nuclear e balístico. 

+ Coreia do Norte se diz disponível para dialogar com EUA

Os Estados Unidos aplicaram uma nova rodada de sanções unilaterais contra o país de Kim Jong-un na última semana.

"Veremos se a mensagem de Pyongyang hoje, de que está disposta a manter conversações, representa os primeiros passos no caminho da desnuclearização", afirmou a Casa Branca em nota. "Enquanto isso, os Estados Unidos e o mundo devem continuar a deixar claro que os programas nucleares e de mísseis da Coréia do Norte são um beco sem saída".

Trump já chegou a dizer seu secretário de Estado, Rex Tillerson, perdia seu tempo ao querer negociar com o "pequeno homem foguete" — maneira como já se referiu a Kim Jong-un. Com informações do Sputnik News. 

Campo obrigatório