Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ruanda fecha 714 igrejas na capital por falta de higiene

Igrejas só reabrirão quando houver limpeza, indicaram fontes governamentais

Ruanda fecha 714 igrejas na capital por falta de higiene
Notícias ao Minuto Brasil

07:44 - 28/02/18 por Lusa

Mundo Autoridades

As autoridades ruandesas fecharam na última semana 714 igrejas em Kigali por não reunirem as condições básicas de segurança e higiene. As igrejas só reabrirão quando houver limpeza, indicaram nesta quarta-feira (28) fontes governamentais.

"Ir à missa deveria acontecer de uma forma ordenada e reunindo as condições mínimas", argumentou Justus Kangwagye, responsável da Junta de Desenvolvimento do Ruanda (RGB, na sigla em inglês).

+ Idosa vivia com a mãe mumificada há mais de 30 anos

A maioria das igrejas interditadas não tinha água nem banheiros, enquanto outras funcionavam em tendas e ou sem autorização legal, indicou, por seu lado, o Governo ruandês, liderado pelo Presidente Paul Kagamé desde 2000.

Muitos cidadãos ruandeses em Kigali consideraram a medida como "muito dura", bem como uma violação à liberdade de culto, sendo muito poucas as igrejas para os milhares de cristãos no país.

Segundo Kangwagye, o Governo vai continuar a fechar as igrejas que não cumpram os requisitos mínimos, mas reabrirá aquelas que melhorem os seus serviços. 

A capital do Ruanda, na sua luta para se converter na cidade mais limpa da África, fixou metas muito altas de limpeza e de segurança. Muitas igrejas não reúnem as condições mínimas, pelo que, segundo Kangwagye, é pouco provável que reabram. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório