Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Documentos revelam que jovem tentou matar a rainha Elizabeth II

Apesar de ter errado o tiro, ele foi preso pouco tempo depois, mas por outro motivo

Documentos revelam que jovem tentou matar a rainha Elizabeth II
Notícias ao Minuto Brasil

08:07 - 01/03/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Nova Zelândia

Documentos dos serviços de inteligência divulgados nesta quinta-feira (1º) revelaram que um jovem neozelandês tentou matar a rainha Elizabeth II enquanto a monarca visitou o seu país, mais precisamente quando passou pela cidade de Dunedin, na Ilha Sul. O caso teria ocorrido em 1981, mas só começou a ser investigado quando veio a público.

Segundo informações da agência EFE; o suspeito foi identificado como Christopher Lewis e tinha apenas 17 anos quando atirou contra o carro no qual a rainha viajava, um veículo Rolls Royce. Apesar de ter errado o tiro, ele foi preso pouco tempo depois, mas por outro motivo: um assalto à mão armada. Em depoimento aos agentes, confessou o fracasso do plano.

+ Australianos entregam mais de 57 mil armas para combater terrorismo

"Lewis tentou originalmente matar a rainha", diz o texto do documento, divulgado pelos Serviços de Inteligência e Segurança (SIS). Contudo, Christopher Lewis não teria obtido êxito no plano pela falta de uma mira adequadada e de uma espingarda mais potente. Como o disparo sequer chegou perto, as autoridades desistiram de acusar o jovem de traição.

A tentativa de homicídio da monarca teria sido encoberta ao longo de anos, chegando a destruir o depoimento do acusado, conforme relatou o ex-policial Tom Lewis, designado para acompanhar o caso no início.

Com o vazamento das informações, a polícia da Nova Zelândia lutou pela revisão do caso histórico.Se estivesse vivo, teria o "adolescente" que atirou contra Elizabeth II teria mais de 50 anos hoje. Alguns anos após a ocorrência durante a visita real, ele foi acusado de assassinar uma mulher do seu país e acabou e suicidando em uma prisão local, em 1997.

Campo obrigatório