Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Catalunha desafia Madri e reconhece Puigdemont como líder

Parlamento da Catalunha reconheceu nesta quinta-feira (1) o ex-presidente da região, Carles Puigdemont, como seu líder

Catalunha desafia Madri e reconhece Puigdemont como líder
Notícias ao Minuto Brasil

12:59 - 01/03/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Independência

Os partidos separatistas da Catalunha continuam sua luta por conseguir a independência da Espanha - apesar da pressão vinda de Madri. O Parlamento da Catalunha reconheceu nesta quinta-feira (1) o ex-presidente da região, Carles Puigdemont, como seu líder. A posse de Puigdemont, entretanto, foi barrada pelo Tribunal Constitucional da Espanha, a mais alta instância do judiciário no país. 

Os três partidos separatistas também aprovaram moção reconhecendo o referendo que decidiu pela secessão da região da Espanha, no primeiro dia de outubro de 2017. A votação também não é reconhecida pelo Tribunal Constitucional da Espanha.

+ Morte de jornalista na Eslováquia causa prisão de empresários

Apesar das medidas do Parlamento catalão serem em grande medida simbólicas, elas mantém viva uma das piores crises políticas em décadas na Espanha. 

A tentativa da Catalunha de conseguir sua independência levou a episódios de violência, prisões e acusações de sedição. Puigdemont e quatro membros de seu ex-gabinete fugiram para a Bélgica para evitar a prisão. 

Madri utilizou um mecanismo constitucional nunca usado antes para destituir o parlamento catalão e convocar novas eleições. No novo pleito, entretanto, os partidos separatistas voltaram a formar maioria.

O primeiro-ministro Mariano Rajoy disse no Twitter que "o radicalismo de algumas pessoas na Catalunha" está prejudicando a economia da região e o bem-estar das famílias. Com informações do Sputnik.

Campo obrigatório