Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ucrânia: EUA garantem apoio total a governo de transição

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, telefonou hoje (28) ao novo primeiro-ministro da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk, a quem manifestou apoio total na transição até as eleições de maio.

Ucrânia: EUA garantem apoio total a governo de transição
Notícias ao Minuto Brasil

08:58 - 28/02/14 por Agência Brasil

Mundo Joe Biden

Biden garantiu a Arseniy Yatsenyuk que os Estados Unidos vão colaborar com a Ucrânia para que o país possa levar a cabo reformas que permitam "sanear a economia, trabalhar para a reconciliação nacional, cumprir as obrigações internacionais e procurar relações abertas e construtivas com os vizinhos", informou, em comunicado, a Casa Branca.

O vice-presidente dos EUA "insistiu que se trata de uma oportunidade importante, não apenas para restaurar a paz, a estabilidade e a unidade na Ucrânia, mas também para restaurar a fé do povo ucraniano nas instituições democráticas do país, enquanto se prepara para as novas eleições em maio".

O novo governo de transição ucraniano tem experiência reduzida em gestão política e inclui figuras com trajetórias diversas, com a particularidade de terem participado dos protestos que acabaram por afastar do poder o presidente Viktor Ianukóvitch.

Dirigido pelo primeiro-ministro Arseniy Yatsenyuk, de 39 anos, o novo Executivo terá como principal tarefa combater a crise política e econômica da antiga República Soviética, um desafio complexo mesmo para uma equipe com experiência.

Arseniy Yatsenyuk, que vai dirigir a transição na Ucrânia, é considerado um político precoce que assumiu os primeiros cargos de responsabilidade antes de completar 30 anos. Ele já foi deputado, líder parlamentar do partido de Iulia Timoshenko, ministro dos Negócios Estrangeiros, ministro da Economia e vice-presidente do Banco Central.

Campo obrigatório