Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aos 96 anos, morre o 'contador de Auschwitz'

Gröning era encarregado de contar dinheiro e bens apreendidos das vítimas do campo de concentração montado por Hitler na Polônia

Aos 96 anos, morre o 'contador de Auschwitz'
Notícias ao Minuto Brasil

18:51 - 12/03/18 por ANSA

Mundo Ex-Oficial Nazista

Morreu nesta segunda-feira (12), aos 96 anos de idade, o ex-oficial da força paramilitar nazista (SS) Oskar Gröning, mais conhecido como o "contador de Auschwitz". Ele estava internado em um hospital na Alemanha.

Gröning era o encarregado de contar o dinheiro e os bens apreendidos das vítimas de Auschwitz, campo de concentração e extermínio montado pelo regime de Adolf Hitler na Polônia. Em 2015, o ex-oficial da SS havia sido condenado a quatro anos de prisão pela cumplicidade na morte de 300 mil pessoas.

+ Polícia recupera caixa-preta de avião que caiu com noiva e amigas

O dinheiro apreendido em Auschwitz era enviado para a SS em Berlim, ajudando a dar sustentação financeira ao nazismo. Os advogados de Gröning tentaram evitar o cumprimento da pena, alegando motivos de saúde, mas, em dezembro passado, o Tribunal Constitucional Federal da Alemanha rejeitou o pedido.

Além disso, o ex-oficial nazista também teve um indulto negado pela Justiça, em 17 de janeiro de 2018. Ele chegou a admitir sua culpa "moral" e a pedir perdão ao povo judeu pelos seus crimes. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório