Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

É 'muito provável' que Moscou tenha envenenado ex-espião, diz May

Primeira-ministra britânica acusou a Rússia do ataque a Sergei Skripal

É 'muito provável' que Moscou tenha envenenado ex-espião, diz May
Notícias ao Minuto Brasil

17:38 - 12/03/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reino Unido

Theresa May afirmou esta segunda-feira (12) que é "muito provável" que a Rússia tenha sido responsável pelo envenenamento do ex-espião russo, Sergei Skripal. A líder britânica esteve reunida com o Conselho de Segurança Nacional de manhã e, segundo a BBC, em seguida teria feito esta afirmação a deputados. 

A primeira-ministra disse ainda que o Reino Unido tem de estar "preparado para tomar medidas muito mais extensas". May explicou que o químico usado no ataque de Salisbury faz parte de um grupo de agentes nervosos denominado de 'Novichok', um tipo de agente desenvolvido pela Rússia.

+ Agente tóxico é achado em pub em que ex-espião envenenado almoçou

A Chefe de Estado disse que Boris Johnson, o ministro dos Negócios Estrangeiros, pediu ao embaixador russo no Reino Unido para revelar detalhes "totais e completos" do programa Novichok à Organização para a Proibição das Armas Químicas até ao final desta terça-feira (13).

Só depois o Reino Unido vai decidir que ação tomar relativamente a este caso. No caso da Rússia não responder a este pedido britânico, o Reino Unido vai considerar esse silêncio como um consentimento do que fez. "Caso não haja uma resposta credível, vamos concluir que esta ação equivale a um uso ilegal da força por parte do estado russo contra o Reino Unido", realçou May.

Segundo a primeira-ministra, a decisão de apontar o dedo a Moscou tem por base o seu "registro de levar a cabo assassinatos ordenados pelo estado e pela nossa análise de que a Rússia vê alguns desertores como alvos legítimos para assassinatos". 

Sergei Skripal, de 66 anos, e a sua filha, Yulia, de 33, permanecem em estado crítico, mas com quadro de saúde estável. O sargento Nick Bailey, que chegou primeiro ao local onde Sergei e a filha estavam inconscientes, também está internado em estado grave.

Campo obrigatório