Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Presidente turco quer 'cerco total' da cidade de Afrin ainda hoje

Segundo presidente, Ancara neutralizou quase 3,5 mil terroristas

Presidente turco quer 'cerco total' da cidade de Afrin ainda hoje
Notícias ao Minuto Brasil

13:36 - 14/03/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Síria

O presidente da Turquia, Recep Tayip Erdogan, garantiu nesta quarta-feira (14) que até o fim da noite a cidade síria de Afrin estará "totalmente cercada", informou uma fonte do governo. "Espero que Afrin tenha caído completamente até esta noite", declarou Erdogan em discurso.

Afrin é o grande alvo da ofensiva militar turca iniciada em 20 de janeiro e batizada de "Ramo de Oliveira". Segundo Erdogan, Ancara neutralizou quase "3,5 mil terroristas".

+ Ex-chefe de inteligência de Chávez é preso por suposta conspiração

A ofensiva quer retirar de Afrin os militantes do grupo Unidades de Proteção Popular (YPG), que o governo turco considera "terrorista" e o qual possui ligação com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), banido por Ancara.

De acordo com o Observatório dos Direitos Humanos da Síria, cerca de 700 mil civis estão na cidade de Afrin, sendo que a maioria não pode deixar a cidade e se mudar para Aleppo, na área do governo sírio, devido aos bloqueios erguidos pelo PKK pela única saída para Aleppo.

Ontem (13), o Exército turco já havia anunciado ter conseguido cercar totalmente o centro urbano de Afrin. As ações na região ocorrem em meios aos 30 dias de cessar-fogo impostos pelas Nações Unidas na guerra da Síria. Segundo o observatório, cerca de 400 combatentes já perderam a vida. (ANSA)

Campo obrigatório