Meteorologia

  • 16 DEZEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Duterte retira Filipinas do Tribunal Penal Internacional

Presidente acredita ser "perseguido" pelo órgão

Duterte retira Filipinas do Tribunal Penal Internacional
Notícias ao Minuto Brasil

20:02 - 14/03/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo perseguição?

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, anunciou nesta quarta-feira (14) a retirada do país do Tribunal Penal Internacional (TPI).   

"Declaro e imediatamente dou aviso, como presidente da República das Filipinas, que o país retira com efeito imediato a sua ratificação do Estatuto de Roma [que criou o TPI]", afirmou.    Duterte acusa o TPI e a Organização das Nações Unidas (ONU) de "perseguição", por abrirem uma ação contra ele por "crimes contra a humanidade".   

No último sábado, o líder filipino usou palavras de baixo calão para se referir à ONU e sugeriu que ela jogasse seus membros "aos crocodilos".   

Segundo estimativas, cerca de 4 mil pessoas foram mortas desde 2016, ano em que ele assumiu como presidente, por causa de sua política de combate ao tráfico de drogas. No entanto, acredita-se que o número de vítimas possa chegar a 8 mil. Em resposta, o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Hussein, disse que Duterte precisava de uma "avaliação psiquiátrica". Com informações da ANSA.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório