Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Procurador-geral dos Estados Unidos demite número 2 do FBI

Sessions tomou a decisão de demitir McCabe antes dele se aposentar neste domingo, no seu 50.º aniversário.

Procurador-geral dos Estados Unidos demite número 2 do FBI
Notícias ao Minuto Brasil

05:55 - 17/03/18 por Lusa

Mundo Autoridades

O procurador-geral dos Estados Unidos, Jeff Sessions, demitiu o número do FBI, Andrew McCabe, dias antes dele se aposentar, uma decisão que lhe retira parte da aposentadoria..

Em comunicado citado pela agência EFE, Jeff Sessions esclarece que uma investigação interna da polícia federal norte-americana e do Departamento de Justiça concluiu que McCabe deu informações, de forma não autorizada, a meios de comunicação social e não foi franco, mesmo sob juramento, em múltiplas ocasiões.

+ Tensão em Madri após morte de senegalês gera confrontos com a polícia

Concretamente, o número dois teria permitido a divulgação de informação relativa a uma investigação sobre doações recebidas pela Fundação Clinton, de que fazia parte a democrata Hillary Clinton, que disputou as presidenciais com o republicano Donald Trump que saiu vencedor.

Com base nas conclusões de um relatório e a recomendação por parte do departamento do FBI que tem a seu cargo as questões disciplinares, Sessions tomou na sexta-feira (16) a decisão de demitir McCabe antes dele se aposentar no domingo (18), no seu 50.º aniversário. A sua demissão tem como consequência imediata a perda de uma significativa parte da sua aposentadoria.

O número dois da polícia federal norte-americana abandonou o cargo no dia 29 de janeiro, após mais de um ano de críticas do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e de responsáveis republicanos que o acusavam de ser próximo dos democratas.Mas a Casa Branca rejeitou qualquer responsabilidade na saída de McCabe da direção do FBI.

"A Casa Branca não desempenhou qualquer papel nesta decisão", assegurou na ocasião a porta-voz do executivo, Sarah Sanders. A demissão de McCabe tinha efeitos imediatos, mas este ficaria no registro dos funcionários da polícia federal até março, por razões administrativas. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório