Meteorologia

  • 24 ABRIL 2018
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

EUA: congresso aprova lei com verba para muro com o México

A construção é uma das obsessões do presidente republicano

EUA: congresso aprova lei com verba para muro com o México
Notícias ao Minuto Brasil

05:00 - 23/03/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Defesa?

O Congresso norte-americano aprovou nesta sexta-feira (23), com o voto favorável do Senado, um projeto orçamental de 1,3 bilhões de dólares com mais dinheiro para a Defesa e menos do que o Presidente desejava para o muro com o México.

De madrugada, o Senado aprovou com 65 votos a favor e 32 contra o projeto com a despesa acordada entre republicanos e democratas (correspondente a bilhões de reais) que a Câmara dos Representantes já tinha aprovado na quinta-feira, com 256 votos a favor e 167 contra.

O Presidente, Donald Trump, promulgará a lei orçamental federal antes da próxima meia-noite, para assim evitar que os Estados Unidos enfrentem uma terceira paralisação administrativa parcial num período de poucas semanas.

O orçamento aprovado pelo Congresso com o apoio dos líderes democratas inclui uma verba de 1.6 bilhões de dólares para iniciar a construção do muro na fronteira com o México, uma das obsessões de Trump.

Este montante fica, contudo, muito distante dos 25 bilhões (cerca de 82 bilhões de reais) que o Presidente tinha pedido ao Congresso.

A lei inclui também um aumento de 66 bilhões de dólares para o Pentágono, cujo orçamento ascenderá aos 700 bilhões de dólares.

No acordo aprovado, não há qualquer referência aos jovens ilegais conhecidos como "Dreamers" ("Sonhadores"), ameaçados de deportação pelas políticas migratórias de Trump e cujo futuro foi imposto como condição pelos democratas para aprovarem a lei orçamental. Com informações da Lusa.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório