Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rússia expulsa 60 diplomatas dos EUA e fecha consulado do país

Nedida foi anunciada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, e serve de resposta às sanções norte-americanas ao país liderado por Putin

Rússia expulsa 60 diplomatas dos EUA e fecha consulado do país
Notícias ao Minuto Brasil

15:09 - 29/03/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Caso

O caso do envenenamento do ex-espião russo, Sergei Skripal, vem aumentando a tensão entre a Rússia, os Estados Unidos e o Reino Unido. No mais recente episódio deste incidente entre as potências mundiais, o Kremlin vai expulsar 60 diplomatas norte-americanos e fechar o consulado dos Estados Unidos em São Petersburgo, adianta a BBC.

A medida foi anunciada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, e serve de resposta às sanções norte-americanas ao país liderado por Putin - a expulsão de 60 diplomatas russos e o encerramento do consulado russo em Seattle por parte de Washington -, no seguimento da investigação britânica ao ataque ao ex-espião em Salisbury. 

+ 'Inferno não existe', diz papa Francisco, segundo jornal

Lavrov disse que o embaixador norte-americano foi informado das "medidas de retaliação". Mais de 20 países já anunciaram a expulsão de diplomatas russos em solidariedade com o Reino Unido.

Entenda o caso

Sergei Skripal, 66 anos, e a sua filha, Yulia, 33, foram encontrados inconscientes em um banco em Salisbury. As autoridades britânicas iniciaram uma investigação e descobriram que os dois tinham sido envenenados com o agente neurotóxico Novichok. 

Não foi o primeiro caso de um ex-espião russo a ser envenenado em território britânico. O Reino Unido não ficou satisfeito com as explicações de Moscou, que continua a negar qualquer envolvimento neste caso. Sergei Skripal permanece em estado crítico, mas a sua filha já apresenta sinais estáveis de recuparação. 

Campo obrigatório