Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sismo de 6.9 atinge Papua Nova Guiné com alerta de tsunami

Epicentro está perto da costa. Várias ilhas ao redor podem ser atingidas pelas ondas

Sismo de 6.9 atinge Papua Nova Guiné com alerta de tsunami
Notícias ao Minuto Brasil

21:13 - 29/03/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Terremoto

Papua Nova Guiné foi atingida por um sismo de magnitude 6.9 na escala de Richter nesta quinta-feira (29). O epicentro foi registrado a 300 quilômetros da costa do país, de acordo com o US Geological Survey. Já foi emitido um alerta de tsunami, mas ainda não há registro de vítimas ou de danos provocados pelo terremoto.

"As agências governamentais responsáveis pelas áreas costeiras ameaçadas devem informar e instruir as populações que estão em risco. Estão previstas perigosas ondas de tsunami para algumas zonas costeiras", adverte a agência The Pacific Tsunami Centre.

+ Imigrantes barrados em Portugal crescem 37%; brasileiros são maioria

A entidade ainda afirma que ilhas mais próximas de Papua Nova Guiné, como é o caso das Ilhas Salomão, podem ser atingidas pelo tsunami. A Austrália já declarou que as suas zonas costeiras não estão em risco devido ao sismo, que inicialmente foi tratado como de magnitude 7.2. 

Papua Nova Guiné é um dos países mais pobres do mundo. No mês passado foi atingido por um terremoto de 7.5 do qual ainda estava se recuperando. O último abalo atingiu principalmente as áreas montanhosas do país, deixando mais de 100 mortos devido aos deslizamentos que enterraram vilas inteiras.

Campo obrigatório