Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Na prisão, Puigdemont pede a catalães: 'Não podemos baixar a guarda'

Antigo líder da Generalitat realçou o comportamento autoritário do estado espanhol

Na prisão, Puigdemont pede a catalães: 'Não podemos baixar a guarda'
Notícias ao Minuto Brasil

05:55 - 02/04/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alemanha

Carles Puigdemont está preso há cerca de uma semana, mas não baixa os braços na cruzada pela independência da Catalunha. Em mensagem de voz gravada durante a visita que recebeu do deputado alemão Diether Dem, do partido de extrema-esquerda Die Linke, o antigo líder da Generalitat realçou o comportamento autoritário do estado espanhol.

"Como esta mensagem, gostaria de dizer que temos de continuar. Temos de continuar como somos, defendendo os nossos direitos que são reconhecidos pelas Nações Unidas, pois temos total direito de decidir o nosso futuro", afirmou Puigdemont, segundo a BBC.

"Não podemos baixar a nossa guarda perante um Estado que está a tornar-se cada vez mais autoritário e que está a limitar os nossos direitos. Vamos continuar a fazer as coisas como fazemos, de uma forma não-violenta e civilizada como temos mostrado ao mundo nos últimos anos. É assim que os catalães fazem as coisas", acrescentou.

O antigo líder catalão reforçou a ideia no Twitter, com um link para a Catalunya Radio - que transmitiu a mensagem de áudio. 

Puigdemont está detido em uma prisão perto da cidade de Neumünster. Os juízes alemães têm até maio para decidir se vão extraditá-lo para a Espanha.

Campo obrigatório