Meteorologia

  • 05 DEZEMBRO 2019
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Turquia reabrirá consulado no Iraque

A missão foi fechada em 2014, quando o grupo terrorista Estado Islâmico conquistou grandes territórios no Iraque

Turquia reabrirá consulado no Iraque
Notícias ao Minuto Brasil

06:00 - 07/04/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Volta

A Turquia considera a reabertura de um consulado-geral na cidade de Basra, no sul do Iraque, quatro anos depois de ter encerrado as atividades, em função das preocupações com a segurança, disse nesta sexta-feira o embaixador turco em Bagdá, Fatih Yildiz.

"O prédio do consulado ainda está lá. Precisamos primeiro avaliar as condições e falar com líderes tribais e dignitários locais. Então poderemos dar os primeiros passos para reativar a missão", disse o diplomata à agência de notícias Anadolu.

+ Maduro: 'Garras' dos EUA estão por trás das ações contra Lula'

A missão foi fechada em 2014, quando o grupo terrorista Estado Islâmico conquistou grandes territórios no Iraque. O primeiro-ministro do país, Haider al-Abadi, anunciou o fim de uma guerra contra o grupo terrorista em dezembro passado.

A Turquia prometeu fazer empréstimo de US$ 5 bilhões para a reconstrução do Iraque — um valor maior do que oferecido por qualquer outro país. Além do empréstimo, o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, prometeu fornecer ao Iraque ajuda humanitária de US$ 50 milhões e facilitar o trabalho das empresas turcas que investirem no país.

Campo obrigatório