Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Trump promete resposta sobre a Síria em até 48 horas

O presidente afirmou que tomará "decisões importantes"

Trump promete resposta sobre a Síria em até 48 horas
Notícias ao Minuto Brasil

14:52 - 09/04/18 por ANSA

Mundo Suspense

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu tomar decisões "importantes" em um prazo de 24 a 48 horas em resposta ao suposto ataque químico em Duma, cidade em Ghouta Oriental que ainda abriga focos de resistência rebelde e situada nos arredores de Damasco, capital da Síria.

Além disso, o mandatário norte-americano chamou o episódio de "odioso" e disse que "não exclui nenhuma opção". "Tomaremos algumas decisões importantes nas próximas 24-48 horas", declarou Trump durante uma reunião com seu gabinete na Casa Branca.

O presidente disse que os EUA ainda estão tentando entender quem está por trás do suposto ataque, "se a Síria, a Rússia, o Irã ou todos juntos". Os rebeldes que permanecem em Duma acusam a Síria, mas o regime de Damasco e Moscou negam o uso de armas químicas.

O episódio acontece em um momento em que Bashar al Assad quase conseguiu retomar o controle total de Ghouta Oriental, restando apenas poucos focos de resistência. "Eles estão dizendo que não foram eles. Para mim, não há dúvidas, mas ainda precisamos entender os detalhes", afirmou Trump.

+ Londres e Moscou trocam acusações sobre suposto ataque químico na Síria

Em abril de 2017, outro ataque químico atribuído a Assad já havia feito os Estados Unidos bombardearem uma base militar síria, sob protestos da Rússia. "Todos pagarão um preço", reforçou o presidente norte-americano, acrescentando que o mandatário russo, Vladimir Putin, também pode ter culpa no ataque em Duma.

A ação na cidade deixou cerca de 100 mortos e foi denunciada pelos White Helmets (Capacetes Brancos), ONG de defesa civil que atua em áreas controladas por rebeldes. Segundo Damasco, foi uma armação do grupo radical Jaysh al Islam, apoiado pela Arábia Saudita. (ANSA)

Campo obrigatório