Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rússia diz que agente usado contra ex-espião é feito nos EUA

Segundo Moscou, a substância foi patenteada em 2015

Rússia diz que agente usado contra ex-espião é feito nos EUA
Notícias ao Minuto Brasil

20:11 - 18/04/18 por ANSA

Mundo Moscou

O agente químico utilizado para envenenar o ex-espião russo Serghei Skripal, de criação soviética, também é fabricado nos Estados Unidos, informou a agência "Tass".

De acordo com o veículo russo, o representante permanente de Moscou na Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq), Alexander Shulgin, apresentou provas de que a substância do tipo "novichok" é produzida e patenteada como arma química nos EUA desde 2015.

"Em 1º de dezembro de 2015, o Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos se dirigiu à homóloga agência russa para verificar o patenteamento da invenção feita pelo investigador norte-americano T. Rubin", disse Shulgin.

+ Embaixada em Jerusalém será inaugurada em maio, diz Trump

Além disso, o representante russo apontou que, "ao pesquisar a palavra-chave "novichok" no site de patentes do Google, é possível encontrar mais de 140 emitidas pelos Estados Unidos, relacionadas ao uso e proteção contra a exposição ao agente".

No dia 4 de março, Skripal e sua filha Yulia foram encontrados desacordados perto de um shopping em Salisbury, no Reino Unido. Segundo a polícia local, eles sofreram um ataque com um agente nocivo.

O caso gerou uma crise entre Reino Unido e Rússia, que levou à expulsão de diplomatas russos de cerca de 30 nações, incluindo dos Estados Unidos. Contudo, a origem da substância usada contra o ex-espião ainda é desconhecida. (ANSA)

Campo obrigatório